50 Anos da Infraero: A História dos Aeroportos Brasileiros e os Desafios dos Aeroportuários

Palavra-chave em foco: Infraero

Introdução

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) comemorou, no dia 31 de maio, 50 anos de fundação no país. Conheça a história dessa empresa pública nacional e saiba como era a organização dos trabalhadores que atuavam nela.

Origem da Infraero e Organização dos Trabalhadores

O surgimento da Infraero ocorreu em 1973, quando assumiu a administração do Aeroporto Internacional de Brasília e do Aeroporto de Ponta Pelada, em Manaus. No entanto, a organização dos trabalhadores enfrentou desafios devido às restrições impostas durante o regime militar.

Após a promulgação da Constituição Federal em 1988, os trabalhadores das empresas estatais conquistaram o direito de se organizar e se associar a sindicatos. Antes disso, a hierarquia na Infraero seguia a estrutura militar, e os reajustes salariais eram definidos pela legislação governamental aplicável a todos os trabalhadores.

A Criação da Infraero e seu Papel na Aviação Civil

A Infraero foi criada como parte do esquema de repressão do regime militar para manter o controle sobre a aviação civil. A empresa assumiu a administração dos principais aeroportos do país e realizou investimentos significativos na melhoria e construção desses aeroportos.

Em 1966, a incorporação da empresa TASA à Infraero unificou a administração dos aeroportos e o controle do tráfego aéreo em uma única empresa, evitando a privatização.

Os Aeroportuários e sua Organização Sindical

A história dos aeroportuários pode ser dividida em duas fases: antes e depois da Constituição de 1988. Antes dessa data, os trabalhadores não possuíam direitos trabalhistas e não podiam se organizar em sindicatos. Após a Constituição, surgiu o debate sobre a criação de um sindicato próprio ou a sindicalização aos sindicatos já existentes no setor de transporte aéreo.

Em São Paulo, a Infraero tentou criar um sindicato controlado pela empresa, o que levou os trabalhadores aeroportuários a criarem seu próprio sindicato, o Sindicato dos Empregados em Empresas Administradoras de Aeroportos no estado de São Paulo, em 1988.

Posteriormente, os aeroportuários de outros estados aderiram ao sindicato, resultando na criação do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, que passou a representar a categoria em todo o país.

Concessões e Privatizações

Nos últimos anos, o Sindicato Nacional dos Aeroportuários tem enfrentado o desafio de impedir o processo de concessões e privatizações de aeroportos determinados pelos governos. Além disso, a precarização das condições de trabalho tem sido uma preocupação constante.

No governo de Jair Bolsonaro, o processo de sucateamento e desmonte da Infraero acelerou, resultando na redução do número de aeroportos administrados pela empresa.

Conclusão

A Infraero completou 50 anos de história, enfrentando desafios e lutas dos aeroportuários. A categoria se organizou e conquistou direitos ao longo do tempo, mostrando a importância da união dos trabalhadores para garantir condições dignas de trabalho e resistir às privatizações no setor aeroportuário.